domingo, 19 de abril de 2009

O dia do Índio

Belém, Pará, Brasil, 19 de Abril de 2009.



"Quando for cortada a última árvore,
pescado o último peixe, poluído o último rio,
é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro."

Provérbio indígena.


Caros Curupiras,

Apanhem suas cabaças com pedrinhas ou sementes e pintem-se de vermelho e preto, pois hoje é dia de comemoração.


Hoje ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, por exemplo, alunos costumam fazer pesquisas sobre os costumes, os museus fazem exposições e diversos municípios organizam festas comemorativas.

Mas nesse dia também devemos refletir sobre a importância da preservação dos povos indígenas, na manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi à diminuição das populações indígenas.

Os principais motivos foram à exploração dos recursos humanos, a busca do lucro, o egoísmo, o preconceito, que acabam fazendo com que os índios percam cada vez mais suas terras e sejam cada vez mais desrespeitados.

Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira. Cabe esclarecer que este dado populacional considera tão-somente aqueles indígenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, além destes, há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também 63 referências de índios ainda não-contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista. (Fonte: Funai)

O que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%.

Que esses dados continuem crescendo, e que os seres humanos se respeitem independente de sua cultura, pois todos somos iguais em dignidade e respeito.


“Mayma yvypóra ou ko yvy ári iñapytl’yre ha eteîcha dignidad* ha derecho* jeguerekópe; ha ikatu rupi oikuaa añetéva ha añete’yva, iporâva ha ivaíva, tekotevê pehenguéicha oiko oñondivekuéra”.

Art. 01 da Declaração dos Direitos Humanos em Tupi Guarani.



Abraço a todos.


sábado, 18 de abril de 2009

Ilegalidade! Um “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas.

Belém, Pará, Brasil, 19 de Abril de 2009.

Curupira te prepara, a doença vai chegar à mata!

Extra!Extra! Corrupção agora é hereditária. Darwin estava certo, tudo que se usa demais cresce! Quanto mais tu fazes, mais tu és! E então prevalecem os mais fortes e mais poderosos.

Brasil, Brasil, Brasil mesmo com tantas decepções eu ainda tenho esperança, mas parece que sou um dos poucos, porque seus habitantes estão se acostumado com a situação e começando a taxar atos ilícitos de normal.

Como por exemplo, a corrupção. Há quem diga que é herança da colonização, que caravelas chegaram à Terra de Santa Cruz até o gargalo de bandidos, assassinos e corruptos!

Ai esta a explicação dos acontecimentos que nem nos surpreendem mais nos dias de hoje. Brasília é uma tribo de genes dominantes!

Mas calma lá!

Eu não fui um bom aluno de biologia, mas não me lembro de nenhuma questão assim: Um individuo corrupto dominante heterozigoto cruza com um individuo honesto recessivo homozigoto, qual a probabilidade de nascer um corrupto dominante heterozigoto?

Meu Brasil brasileiro! Vou cantar-te nos meus versos!

Terra de povo sofrido, pátria que inspira canções de exílio,

Terra de negros, brancos, amarelos e índios,

Terra de sonhos intensos, raios vívidos e impávidos seres,

Povo festeiro, amistoso e forte,

Povo rico de humildade, mas pobre,

Quero dizer ao jovem, ao brasileiro, a criança,

Que nessa terra de desencantos ainda há esperança!

Está em mim, em ti, no brasileiro,

Está no brado, no colosso, no nosso jeito!

Está no incansável poder de acreditar! (Fonte: Laercio Coelho)

Seres da floresta,

Convoco-vos para a missão de acreditarem, avante ao contra ataque, tomai seus muiraquitãs e suas já preparadas sementes de urucu, pois o dever nos chama.

Há um titulo muito popular no mundo jurídico usadas por autoridades como Juizes, desembargadores e até ministros do STF, “Adoção à brasileira”, que consiste em:

“Art. 242 – (...); registrar como seu filho de outrem; (...)

Pena – reclusão, de 2 a 6 anos

Parágrafo Único – Se o crime é praticado por motivo de reconhecida nobreza:

Pena – detenção, de 1 a 2 anos, podendo o juiz deixar de aplicar a pena” (Fonte: Celso Delmato. 1991:385).

Os que se utilizam dessa prática adotiva, agem à margem da lei, paralelamente e também contra a lei, simplesmente registrando as crianças como se filhos seus fossem. Constatamos, ante às leituras realizadas, que tudo indicava não existir pesquisa empírica sobre o fenômeno social da adoção à brasileira. Entendemos, portanto, a necessidade e a importância dessa investigação, no sentido de que se pudesse sair da aparência, dos estudos meramente descritivos e penetrar na essência, trazendo a lume um conhecimento mais sistemático e metódico sobre essa prática adotiva informal. (Fonte: Buscalegis)

A pauta de hoje não se diz respeito ao ato ilegal, mas o nome dado ao ato. Será que a ilegalidade é um “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas?

O Brasil não é só ilegalidade, bumbuns e 22 homens correndo atrás de uma bola. O individuo nasce bom o que o corrompe é a regra! Mas toda regra tem exceção!

Mas infelizmente a acomodação esta chegando aos altos níveis de autoridade do país, talvez inconscientemente.

Será genética?

Creio que não!

Abraço a todos.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Esses dias eu paguei uma viajem para 3 celebridades! Não acredita?

Belém, Pará, Brasil, 17 de Abril de 2009.

Caros caiporas,

Não temos cotas para passearmos de avião, mas temos nossos porcos hábeis a cavalgar sem parar, apanhem seus muiraquitãs e pintem seus cachimbos de vermelho, pois precisamos marchar até Brasília.

Nesta quinta feira a Mesa Diretora da Câmara resolveu tomar medidas para reduzir os abusos em relação às cotas de passagens aéreas na casa. O presidente da câmara informou que entre as medidas esta um corte de 20% no valor atual da cota de passagens.

Na reunião ficou decidida que a cota se estende para cônjuges e dependentes legais dos parlamentares. (fonte: O Globo)

Pra quem não sabe as cotas eram de R$16.010,83 todo mês e sem restrições. Deputado Fabio Farias que o diga, conhecido por sua grande intimidade no meio artístico foi acusado por beneficiar a ex-namorada Adriane Galisteu, parentes dela, entre outras celebridades como Sthefany Brito e Sâmara Felipo para passarem o carnaval fora de época em Natal.

Sortudo não?

Por que não conhecer o Pará? Temos praias bonitas e ótimos pontos turísticos! Tudo bem, tudo bem, não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês e o interesse era pular uma micareta e não dançar em roda de carimbó, talvez no mês que vêm.

Pra quem sonha a noite com musas da televisão brasileira veja por um lado bom, elas estão passeando por ai, comprando passagens de avião com o seu dinheiro, pena que você não pega nenhuma delas. Isso é pra quem pode, proeza de nossos parlamentares nem acredito que passei 5 anos em uma universidade.

Ê patrão! Parece coisa de filme na televisão! Mas não é não!

Isso é Brasil!

Ô Dona Maria do Carmo traz meu tacacá!o passeando por ai, comprando passagens de aviSthefany Brito,ei e que nunca vou pegar.


O que é? O que é?

Belém, 16 de Abril de 2009.

O que é o que é anda pra traz, muda de cor e come criançinhas? Não, não é mais o Michael Jackson!

É político acusado na CPI da pedofilia que muda as cores de seus caríssimos paletós e se esconde atrás dos muros de suas mansões com teto de vidro.

Poético não? Não contavam com minha astúcia!

Já são mais de 20 casos de pedofilia no Pará com envolvimento de políticos, “irmãos de políticos” etc. É garoto te benze! Já não basta os padres tarados, não podíamos confiar nossos filhos nas mãos nem dos catequistas, pois até religiosos estavam fazendo valer a frase “Ajoelhou tem que rezar”.

E agora quem poderá ajudar? Quem vai proteger as crianças das garras daqueles que deveriam protegê-las?

Já não basta a corrupção que se alastra nas “câmaras” do Brasil, teremos que aturar essas monstruosidades e mais, estocar litros de óleo de peroba pra passar na cara de madeira de certos políticos.

Sigam-me os bons curupiras de plantão! Vamos proteger nossa nação, não esqueçam os narizes de palhaço e seus muiraquitãs, pois a pedofilia deve ser combatida!

O jornalista Juvêncio Arruda, do blog Quinta Emenda está sendo processado por ter noticiado que o ex-deputado Luiz Afonso Sefer está sendo acusado de pedofilia. Sefer é acusado de abusar sexualmente de uma garota durante quatro anos. Os abusos começaram quando a menina tinha apenas nove anos de idade. Ela veio do interior para morar na casa dele e sofreu abusos até os 13 anos de idade, quando resolveu denunciar.
Investigado pela CPI da Pedofilia, Sefer renunciou ao mandato de deputado estadual no início do mês.
Juvêncio Arruda vinha fazendo no seu blog a cobertura completa do caso. Digo “vinha fazendo” porque desde segunda-feira está proibido de tocar no assunto. A família de Sefer entrou na justiça contra o blogueiro e a juíza da 3ª Vara Cível da Capital, Teresinha Moura, deferiu liminar mandando retirar do blog os posts e comentários porque foram consideradas desairosas e ofensivas ao ex-deputado palavras e expressões como “monstro”, “perversão sexual”, “hediondo”.(fonte: http://alcinea-cavalcante.blogspot.com/2009/04/politico-acusado-de-pedofilia-quer.html)

Calma, calma deputado a vossa excelência não pode ser ofendida que tal um copo d´água com açúcar?

Sei que não podemos fazer nenhum julgamento antecipado, mas será que teremos que tratar os pedófilos com respeito? Oferecer – lhes um chazinho quente e estender tapetes para eles passarem? Se continuar assim veremos boates pedófilas ou até mesmo o surgimento da primeira associação de tarados. Que tipo de pessoas estamos colocando no poder para nos representarem? Temos que pensar em grupos e classes, que grupo ou classe você pertence? Sabemos que a prostituição esta crescendo e pelo vista as “putas” estão votando em seus próprios filhos.

Abaixo a censura e viva a liberdade de expressão, os caras pintadas de 92 não existem mais, mas aqui tem urucu e jenipapo.

Por hoje é só! Badabuu pissss...

Dona Maria do Carmo traz meu tacacá...

Abraço a todos.